Participantes

Coordenadora

Maria Carmem Jacob de Souza

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do CNPq (2000 a 2013). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas de interesse: campo da televisão, da teledramaturgia e da telenovela; construção social da autoria no campo audiovisual midiático; métodos de análise da poética e das marcas de autoria em ficções seriadas televisivas. Investiga, atualmente, as marcas de autoria dos diretores de telenovelas. Os casos de Ricardo Waddington, Jayme Monjardim e Luiz Fernando Carvalho.

✉ mcjacobsg@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

Projeto de pesquisa em andamento (Pós-doutorado PosCom UFRJ 2015): Estilo do autor roteirista da telenovela brasileira: parâmetros de análise

Objetivo central deste Projeto é desenvolver metodologias de análise sobre os estilos dos roteiristas autores das telenovelas brasileiras contemporâneas. A expectativa é compreender como no processo coletivo de realização das telenovelas se examinam as decisões artísticas dos autores roteiristas que colaboraram na composição do sistema formal ou do estilo da série, segundo a perspectiva de Bordwell. Partimos da premissa que a cada especialista envolvido na realização das obras audiovisuais se pode atribuir estilos característicos que podem ser analisados por meio dos modos como cada especialista utiliza regularmente as técnicas que lhes são próprias na lógica geral do sistema da obra examinada. As decisões artísticas reconhecidas como autorais dos roteiristas correspondem, também, na perspectiva de Bourdieu, ao grau de autonomia que foram acumulando ao longo da trajetória social que imprimiram no campo de produção da obra selecionada. Neste projeto, examinaremos a perspectiva autoral e estilística do roteirista Benedito Ruy Barbosa nas telenovelas Renascer (1993), O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (2000) e Esperança (2002) produzidas e exibidas pela Rede Globo. Esperamos que os resultados desta pesquisa desenvolvam uma abordagem analítica comparativa da perspectiva autoral e estilística dos roteiristas de telenovelas, de minisséries e de seriados brasileiros.

 

Integrantes do Grupo a-tevê 2015

 

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Professora Colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, nos grupos de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica e Laboratório de Análise de Teleficção. Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal – Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UFBA (2002). É editora da Contemporânea-Revista de Comunicação e Cultura do Poscom/UFBA. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, cinema, análise fílmica, cinemas asiáticos e narrativa.

✉ lud2046@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

Projeto de pesquisa em andamento: Possibilidades de análise de estilo e autoria na passagem do cinema para a ficção seriada

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar questões de estilo e marcas autorais no trabalho de alguns diretores/autores que transitam entre o cinema e a ficção seriada televisiva. Nos últimos anos, vem ocorrendo um movimento – oposto ao que se via algumas décadas atrás – de cada vez mais autores já reconhecidos por seu trabalho no cinema aderindo à televisão.

Se, antes, um diretor desconhecido, em início de carreira, costumeiramente usava a televisão apenas como plataforma de trabalho para aceder à arte considerada maior do cinema, agora o inverso está acontecendo. Cineastas como David Fincher, Guillermo del Toro, Steven Soderbergh, Neil Jordan, David Lynch, M. Night Shyamalan, Woody Allen e os irmãos Washowsky são apenas alguns exemplos deste fenômeno, visto que novos casos são anunciados na imprensa com frequência. Curiosamente, estes autores alegam que estão fazendo a passagem do cinema para a televisão como forma de angariar ou manter o controle criativo e estético sobre suas obras, o que antes era impensável.

A pesquisa tem como objetivo se deter justamente sobre a possibilidade de análise de marcas autorais nas obras de alguns destes diretores. Quais são as implicações estéticas, narrativas e poéticas deste movimento de “redescoberta” da televisão por parte de autores estabelecidos no campo do cinema? O que significa falar de autoria no contexto da ficção seriada televisiva contemporânea? Partiremos inicialmente de uma breve revisão do conceito de autoria em sua origem nos estudos literários, para depois associa-la aos produtos e linguagens audiovisuais, como o cinema e, finalmente, a televisão.

Trabalhamos com a hipótese de que a noção de autoria nas séries de ficção televisivas possui duas dimensões inter-relacionadas: em sua dimensão contextual, ela atua como uma construção dentro do campo de produção responsável por estabelecer um lugar de fala aos autores e indicadores de qualidade aos produtos; em sua dimensão textual, ela atua como marcas estilísticas impressas tanto na mise en scène quanto na estrutura narrativa das séries, responsável por transformá-las em obras coesas.

Rodrigo Lessa

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (Faculdade de Comunicação, UFBA).

✉ lessaro@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa (em andamento): Transmedia Television: a expansão da narrativa no universo transmídia do seriado televisivo True Blood.
Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Jornalismo): Eles saíram do caixão… e do livro! O processo de recriação do romance Morto Até o Anoitecer para o seriado televisivo True Blood. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Ficção seriada televisiva e narrativa transmídia: Uma análise do mundo ficcional multiplataforma de True Blood. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Tatiana Aneas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Concluiu mestrado no mesmo programa (2011), com dissertação sobre os padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia em 2007. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, propaganda e televisão.

✉ tatiana.aneas@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa (em andamento):  A publicidade audiovisual brasileira no festival de Cannes: contextos de produção, trajetórias e padrões poéticos.
Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo. Orientador: Wilson da Silva Gomes (PosCom/UFBA).

 

Maíra Bianchini dos Santos 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudou as estratégias comunicacionais de emissoras norte-americanas que produzem seriados ficcionais, a partir do caso da HBO. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo (UFSM). Áreas de interesse: ficção seriada, narrativas seriadas televisivas, complexidade narrativa, narrativas transmídia, modelos de produção e de distribuição na televisão e internet.

✉ mairabianchini@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

 

↳ Projeto de pesquisa (em andamento): Complexidade Narrativa na Era da TV IV – A Construção da Narração do Seriado Arrested Development no Serviço de Streaming Netflix
Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Monografia (trabalho de conclusão de Jornalismo): Através do Espelho – Aprofundamento do Universo Ficcional de Lost por meio da Narrativa Transmidiática. Orientadora: Luciana Pellin Mielniczuk.

Dissertação (Mestrado): ‘Náo é TV’ – Estratégias comunicacionais da HBO no contexto das redes digitais (2010). Orientadora: Luciana Pellin Mielniczuk.

João Eduardo Silva de Araújo

Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma universidade, durante a graduação foi bolsista PET e PIBIC CNPq. Entre 2008 e 2011 também foi membro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT – UFBA). Suas áreas de interesse são narratologia, ficção seriada televisiva, gêneros ficcionais e tevê, narrativas transmídia, construção de universos ficcionais, gerenciamento de produção televisiva, estilo televisivo e cultura participativa.

✉  jesilvaraujo@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

 

↳ Projeto de pesquisa (em andamento): De Nova Orleans a Westeros: A Construção dos Mundos Ficcionais nos Seriados Televisivos Treme Game of Thrones. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Jornalismo): Além do Mar Estreito: a construção do universo ficcional no seriado televisivo Game of Thrones. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Crystal Blue Persuasion: a construção do universo ficcional no seriado televisivo Breaking Bad. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

João Senna Teixeira

Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas.  Graduado em Produção Cultural (Faculdade de Comunicação/UFBA).

✉ sennateixeira@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa (em andamento): A construção em teia do Marvel Cinematic Universe. Orientadora: Maria Carmen Jacob de Souza.

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Batman e Robin nunca morrerão: a construção do cânone e da continuidade na passagem de Grant Morrison pelo Batman. Orientadora: Maria Carmen Jacob de Souza.

 

Daniele Moitinho Dourado Valois Rios

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Internacional. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

✉ dani.valois@hotmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa (em andamento): O realismo fantástico e a representação social do Nordeste em três telenovelas brasileiras: uma análise das produções midiáticas e suas implicações sociopolíticasOrientadora: Maria Carmen Jacob de Souza.

Dissertação (Mestrado em Comunicação – Universidade Federal de Pernambuco): É festa, amor e sexo? Um estudo de caso sobre as relações de gênero no forró eletrônico. Orientadora: Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE).

 

Débora Cristina Fernandes Santos

✉ debora.cfernandes@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

 

↳ Projeto de pesquisa (em andamento): “Who Killed Rosie Larsen?”: A Construção do Universo Ficcional em The Killing. Orientadora: Ludmila Carvalho.

Marcelo Oliveira Lima 

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal da Bahia. Roteirista de quadrinhos e audiovisual, produtor cultural e editor. Áreas de interesse e atuação: narrativa, histórias em quadrinhos, roteiro, séries televisivas, transmidiação.

✉ limarcelolima@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

 

↳ Projeto de pesquisa em andamento (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Da Bíblia ao roteiro nas produções transmídia: a dramaturgia de The Walking Dead. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Monografia (trabalho de conclusão de Jornalismo): O jornalismo em quadrinhos enquanto gênero: uma análise crítica da obra de Joe Sacco. Orientadora: Itania Maria Mota Gomes.

 

Lara Freitas de Carvalho

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Graduada em Comunicação Social – Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação/Universidade Federal da Bahia. Produtora de conteúdo audiovisual do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Áreas de interesse: cinema, televisão, entretenimento, narrativa, roteiro, crítica e teorias do cinema.

✉ larafreitasdecarvalho@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa em andamento (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Breaking Bad e a constituição narrativa a partir da relação entre Walter White e Jesse Pinkman.  Orientador: Mahomed Bamba.

Monografia (trabalho de conclusão de Produção Cultural): Laços – elaboração de roteiros ficcionais para filmes (2013). Orientador: Fábio Sadao Nakawaga.

 

Renata Cerqueira

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Graduada em Jornalismo, na Universidade Federal da Bahia, e pós-graduada em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada, na Escola de Administração da mesma universidade.

✉ renatacbc@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa em andamento (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Cultura da Convergência e Desafios das Redes Abertas de Televisão: A atuação da Rede Globo a partir dos conteúdos multiplataforma das telenovelas. Orientador: Fabio Ferreira (CP-Redes/PosCom_UFBA).

Monografia (trabalho de conclusão de Jornalismo): Juventudes narradas nas séries televisivas: o caso de One Tree Hill (2008). Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Dissertação Transmidiação na Rede Globo: Análise das Estratégias de Conteúdo nos Sites das Telenovelas. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

 

Amanda Aouad

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa em Análise de Teleficção. Formada em publicidade e propaganda, pós graduada em Roteiro para Tv e Vídeo, pós graduada em Cinema, Expressão e Análise. Atua principalmente nos seguintes temas: roteiro cinematográfico, produção audiovisual, crítica cinematográfica, telenovela, narrativas seriadas.

✉ a.aouad@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa em andamento: Não é mais um filme publicitário. Análise das estratégias narrativas das séries The Hire, O que é que é isso? e Despedida da Kombi. Orientadora: Regina Gomes (Grim/PosCom_UFBA).

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Quem matou o Barão Henrique Sobral: a construção da narrativa policial na obra de Gilberto Braga. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Inara de Amorim Rosas

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009).

✉ inararosas@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa em andamento: O Roteirista na Ficção Audiovisual Brasileira: Um Estudo a partir da Trajetória de João Emanuel Carneiro. Orientador: Guilherme Maia (Análise Filmica/PosCom_UFBA).

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): “Agora eu era o herói”: a personagem infantil como estratégia narrativa no cinema latino americano contemporâneo. Orientador: Mahomed Bamba (PosCom/UFBA).

Ana Paula Guedes

Doutoranda em Ciências da Comunicação (tese sobre roteiros de telenovelas produzidas no Brasil, Portugal e Angola) na Universidade de Coimbra-Portugal. Mestre em Artes Cênicas ( na área de dramaturgia para televisão) pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia. Possui especialização em roteiro de tevê e vídeo pelo Centro Universitário Jorge Amado e graduação em Comunicação Social com hab. em Jornalismo pela UFBA. Jornalista, roteirista e professora universitária, atua no mercado através da criação de roteiros de ficção e documentário, bem como atividades de produção para vídeo, tv e cinema.

✉ anaguedes30@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

↳ Projeto de pesquisa em andamento: Atlântico em Travessia: as estratégias narrativas desenvolvidas pelos teledramaturgos brasileiros como ferramentas criativas para os roteiristas de telenovelas atuais de Portugal. Orientadora: Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha.

Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas): As filhas de Ana- produção de série televisiva com temática de relações familiares (2008). Orientadora: Cleise Mendes (Arte Cenicas/UFBA).

 

Gustavo Erick de Andrade

Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1999). Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNIFACS (2006). Especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais pela Unijorge (2010). Atuais interesses acadêmicos:  desenvolvimento de games,  linguagens audiovisuais, tecnologias de comunicação e informação, análise de produtos de narrativas serializadas e narrativas transmidiáticas e roteiros para produtos audiovisuais, em particular, jogos eletrônicos e televisão.

✉ 3003gustavo@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

Dissertação (Mestrado em  Educação e Contemporaneidade/UNEB): Mundos Possíveis: Processos criativos e autorais no desenvolvimento de roteiros para jogos digitais com fins educacionais (2013). Orientadora: Lynn Rosalina Gama Alves.

 

Danilo Scaldaferri 

Doutor e Mestre em comunicação e cultura contemporâneas, Pós-Com, UFBA. Jornalista, Graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em 1999. Experiência na área de Comunicação audiovisual e educação, atuando nos seguintes temas: linguagem audiovisual, narrativas audiovisuais, ficção televisiva seriada, direção de fotografia e montagem.

✉ dscaldaferri@uol.com.br | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

 

Dissertação: Cidade dos Homens na televisão brasileira: Uma análise da trajetória e da estrutura narrativa da série (2010). Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Tese de Doutorado: Estratégias de confecção da imagem e da montagem, do Palace II às Cidades de Deus e dos Homens: questões de estilo e autoria. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

Emília Maria Valente Galvão

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, com especialização em Análise do Discurso Audiovisual e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa sobre o tópico cinema e afetos.

✉ emiliamariavalente@yahoo.com.br | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

 

Dissertação: Cena e Sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no Cinema. Orientador: Wilson da Silva Gomes (PosCom/UFBA).

↳ Projeto de pesquisa em andamento: As tradições de expressão e convocação da afetividade no cinema de Lars von Trier. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.

 

Kyldes Batista Vicente

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Mestre em Letras e Linguística e Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) pela UFG. É professora da Unitins e do Governo do Tocantins.

✉ kyldesv@gmail.com | ☰ Currículo Lattes | ✎ Academia.edu

Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas): Os episódios da vida romântica: Maria Adelaide Amaral e Eça de Queirós na minissérie Os Maias. Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza.