O Grupo de Pesquisa a-tevê surgiu há pouco mais de uma década para reunir estudiosos que se dedicam aos aspectos poéticos, estéticos, estilísticos, narrativos e plásticos da ficção televisiva, e/ou aos processos criativos e autorais em seu entorno.

Nos últimos anos, o grupo  ampliou o escopo de investigações para favorecer estudos comparativos sobre o estilo e as poéticas autorais da ficção televisiva com outros produtos e linguagens, como filmes de ficção, peças audiovisuais publicitárias e narrativas gráfico-sequenciais (histórias em quadrinhos).

Hoje, as pesquisas do a-tevê possuem duas linhas prioritárias de trabalho: a) o estudo dos contextos de produção e recepção da ficção televisiva, dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos, com ênfase na intertextualidade e na trasmidiação e b) o estudo comparativo da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos. Os integrantes do Grupo a-tevê participam da Rede de pesquisadores da ficção televisiva OBITEL Brasil e promovem  a atividade de extensão Estação do Drama: programa de formação de roteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet.

O grupo integra a Linha de Pesquisa Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Os nossos encontros são semanais com o intuito de discutirmos as pesquisas em andamento e as perspectivas teóricas e metodológicas pertinentes às investigações em curso. Cursos e atividades de extensão que abordam os temas tratados no Grupo a-tevê ocorrem periodicamente. Os atuais integrantes do Grupo podem ser aqui conhecidos, para intercâmbios futuros.

Reunimos aqui os trabalhos de conclusão de curso (graduação, especialização, dissertações e teses) que foram fruto das reflexões travadas no Grupo a-tevê. Os artigos e livros publicados pelos integrantes do Grupo a-tevê também estão aqui inseridos.

A bibliografia amealhada ao longo dos anos estará a disposição dos interessados, tendo sido organizada por áreas temáticas.

Maiores informações, sugestões e outros interesses possíveis, favor nos procurar.

%d blogueiros gostam disto: